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O que fazer em casos de cancelamento de voo?


Quem nunca passou por uma situação de cancelamento do voo, onde todo o restante da viagem já estava perfeitamente planejado, não é mesmo? Perder dias na beira do mar, de hospedagem e, até mesmo, na companhia de parentes são os itens mais comuns de acontecer. Mas nem todo mundo sabe exatamente como proceder nesses casos.


Afinal, o que fazer em caso de cancelamento de voo?

O cancelamento dos voos ocorre, na maioria das vezes, por iniciativa da própria companhia aérea. Os motivos podem ser vários, como, por exemplo, redução dos voos para um determinado destino por não ser lucrativo o suficiente, problemas meteorológicos ou problemas internos da companhia aérea.


De acordo com a ANAC, esta situação começou a ser ainda mais recorrente durante a pandemia, uma vez que com a redução da malha aérea, muitas companhias aéreas precisam alterar a data de passagens ou cancelar voos.


Como saber se meu voo foi cancelado?


Uma das situações é quando o passageiro já está no aeroporto e a companhia aérea informa que o voo não acontecerá. A outra é quando a companhia aérea avisa, com antecedência, o cancelamento do mesmo. Ou, ainda, quando seu consultor de viagens avisa sobre essa situação infeliz (esta é uma das vantagens de comprar sua viagem em uma agência de viagens)!


Se o voo for cancelado pela companhia aérea já no aeroporto, o passageiro ficará ciente que o voo não irá mais acontecer e poderá ser realocado em um voo de outra companhia aérea, por exemplo.


Mas, se a empresa cancelar seu voo com antecedência (mais de 72h antes do voo) e você tiver completado corretamente seus dados de contato, não se preocupe: a companhia poderá informar o ocorrido através do e-mail, mensagens de texto, WhatsApp ou telefone.

Para tomar uma decisão de como solucionar seu problema com voo, existem algumas opções que você precisa conhecer:

  1. Receber reembolso integral do valor pago na passagem aérea, incluindo as taxas. Entretanto, se o passageiro optar por essa opção, a companhia aérea não tem o dever de fornecer assistência material;

  2. Embarcar no próximo voo da companhia. Mas, nesse caso, o voo é com o mesmo destino e, caso haja escala, deve ser a mesma escala planejada. Nesse caso, a companhia aérea deve fornecer assistência material ao passageiro;

  3. Remarcar o voo para data e horário que o passageiro preferir, sem custo adicional. Escolhendo essa opção, o passageiro não possui direito à assistência material.


Se precisar de alguma outra informação sobre cancelamento de voos, não deixe de procurar seu/sua consultor(a) de viagens. Este(a) te explicará todas as opções e medidas cabíveis para que sua viagem seja um sucesso.


Por isso a importância da compra com uma agência de viagens, uma vez que pode-se evitar o transtorno e desgaste na necessidade de contato direto com a companhia aérea e evitar longas e cansativas esperas em chamadas telefônicas. Agora que você já sabe o que fazer nestes casos, que tal planejar sua próxima viagem com a Frontur Turismo?

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